Número total de visualizações de páginas

domingo, 3 de abril de 2011

ACTIVIDADES DE AVENTURA, NATUREZA E LAZER COMO VERTENTE SOCIAL, ECONÓMICA E CULTURAL.

Num mundo em constante mutação, como acontece hoje em dia, quando se estuda e discute um conjunto de problemas relativos ao planeamento e à gestão urbana é fundamental fazer-se uma referência ao lazer e à qualidade de vida dos cidadãos.

Neste sentido é impensável uma abordagem a estes temas sem uma alusão ás actividades físicas e desportivas, considerando que elas estão fortemente presentes em ambos os conceitos.

O desporto é actualmente um fenómeno social total. Ele interage com a vida política, económica e sociocultural e a sua gestão tornou-se progressivamente complexa e os seus instrumentos diversificaram-se e multiplicaram-se. As práticas desportivas são unanimemente reconhecidas como sendo fundamentais no desenvolvimento pessoal e social, na saúde, na educação, na cultura e no turismo. O desporto pode ser assim um poderoso instrumento para o desenvolvimento local e a cidadania.

São nestes moldes que se inserem parâmetros de elevada importância no que respeita ao estudo e divulgação de informação sobre o local onde pretendemos incluir uma actividade.

Como tal, no âmbito da cadeira de Formação Técnico Desportiva Complementar , inserida no nosso curso (Ciências do Desporto) e orientada pelo Prof. António Serôdio, demos início à aprendizagem e descoberta deste tema grandioso.

Foi então que nos foi proposto um trabalho prático neste âmbito.

Quando qualquer pessoa, turista ou não, se predispõe a realizar uma actividade desportiva e a visitar determinado local para a mesma, irá fazê-lo com direcção à melhor oferta.
A total informação disponibilizada ao cliente, acerca do que a terra, cidade, vila ou local tem para oferecer será certamente um factor decisivo na sua escolha. Como tal, devemos analisar tudo o que nos for possível, de modo a expandir a oferta e a manter o turista pelo local destinado o maior tempo possível.

Foi então que nos dirigimos ao município de Sabrosa, mais propriamente à freguesia de São Martinho de Anta, onde realizamos um percurso pedestre anteriormente.
O nosso professor distribuiu por todos os alunos ,várias fichas com listas de controlo para o inventário da oferta turística local. E pusemos mãos à obra na descoberta dos encantos deste local.


O nosso grupo ficou encarregue de verificar e pesquisar informação acerca dos Tempos Livres / Desportos, item no qual se inserem diversos parâmetros que passarei a divulgar a seguir já referente a este local, S.Martinho de Anta, Sabrosa.

No que respeita a Desportos Náuticos, existe uma empresa em Sabrosa (Alvo Completo" que orientam a prática da pesca no rio Pinhão.

A nível de zonas balneares, dispõe das Piscinas Municipais de Sabrosa (junto à estrada nacional). Este espaço é composto por uma piscina interior e outra exterior, aberto ao público em geral com encerramento ás segundas feiras. Funcionamento nos meses de Junho, Julho, Agosto e Setembro. Possui restaurante e Snack Bar.
Tem também uma piscina coberta em construção.

Não existem desportos aéreos nem desportos de Inverno, como são o caso da asa delta, parapente, aeromodelismo, planadores, pistas de trenó, pistas de ski etc.

Há a prática de equitação, presente na Cavalaria do Bolso (Cavalariça de S.Martinho de Anta) com um cativeiro de perdizes e coelhos. Este espaço equestre é aberto ao público em geral com um custo médio de 10€/hora.

A nível de passeios Pedestres, temos presente dois trilhos: Trilho de S.Martinho de Anta e Trilho de S.Cristovão.

No domínio de outros equipamentos de desporto e tempos livres, existem campos de ténis ao ar livre no campo de futebol de S.Martinho de Anta , e em Sabrosa (estrada Nacional 323) e também no hotel Solar dos Canavarros.
O campo de futebol de S.Martinho de Anta (estrada nacional 322), dispõe de um campo de futebol em terra batida e de outro campo multi desportos aberto ao público em geral, gratuitamente.

Campo de Futebol

Campo multidesportos


Este espaço, encontra-se com falta de manutenção, não apresentando as melhores condições para a prática desportiva, especialmente na pista de atletismo que rodeia o campo de futebol.

Pista de Atletismo

Existe também a prática de Tiro aos Pratos (Pelouro de Tiro aos Patos, S.Martinho de Anta), realizando actividades no campo da Feira Velha.

No domínio da Saúde/Cura/Repouso: não existem centros de cura, balneoterapia, talassoterapia, sauna, solários, estabelecimentos de cinesiterapia. Temos presentes serviços de Fisioterapia, na Clínica de Fisioterapia de Sabrosa; Serviços terapêuticos na Cruz Vermelha de Sabrosa; Centros de Beleza ( Cabeleireiro Fernanda Peras na Rua Bairro 5, Sabrosa); Ginásio presente na Casa das Pipas/ Quinta do Portal Hotel Sabrosa); Farmácia Fraga S.Martinho de Anta; Centro de Saúde de Sabrosa.


Para finalizar o nosso trabalho de campo, tivemos o prazer de conhecer o vereador da câmara municipal de Sabrosa, que se disponibilizou a esclarecer qualquer dúvida colocada por nós.

Foi num ápice que a manhã passou, mas produtiva no meu ponto de vista. Reunimos então, num momento de socialização, num excelente almoço oferecido pelo nosso Prof. António Serôdio e sua esposa. A descontracção e a boa disposição foram sentimentos de ordem em todo este cenário.