Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Canoagem no Rio Corgo - Principais Modalidades da Canoagem

CANOAGEM E PRINCIPAIS MODALIDADES

Freestyle / Rodéu:
Esta é uma das variantes mais recentes da canoagem, sendo oficialmente reconhecida pela Federação Internacional de Canoagem em Outubro de 2004. A competição Freestyle tem como objectivo a realização de manobras num determinado tempo numa onda de rio, obtendo uma pontuação com base na variedade de figuras e quantidade de movimentos conforme uma tabela pré-estabelecida. 





Canoagem Oceânica: Esta é uma matéria da canoagem que consiste na realização de um percurso no mar estabelecido. São usadas embarcações específicas, devido às variadas condições que podem ser encontradas no decorrer de uma prova.


Caiaque-pólo: Esta modalidade disputa-se numa área de jogo de 35 por 23 metros, delimitadas em lagos, piscina ou rios cujo objectivo consiste na marcação do maior número de golos na baliza adversária. Estes jogos são realizados em duas partes de dez minutos e são disputados por equipas de cinco elementos (três suplentes com substituições limitadas), podendo ser a bola jogada com a mão ou com a pagaia. 
  
Canoagem velocidade (Sprint): Esta é a vertente mais conhecida da canoagem; desenrola-se normalmente em canais construídos de forma artificial com dois quilómetros de comprimento e três metros de profundidade, sendo todo o percurso de nove pistas balizado. As competições disputam-se em embarcações esguias e muito rápidas, mas também muito instáveis, que são denominadas por Caiaque (K1, K2 e K4) e Canoa (C1, C2 e C4). 



 Canoagem maratona: A Canoagem Maratona disputa-se com as mesmas embarcações da Canoagem Velocidade, diferindo apenas no facto de serem mais leves. As competições realizam-se em distâncias longas, superiores a 15 km. Durante a competição, os atletas são forçados a realizar um ou mais percursos em terra correndo com a embarcação na mão, percurso durante o qual aproveitam para se alimentar e hidratar. 

Canoagem Slalom: Modalidade olímpica desde 1992, a Canoagem Slalom é praticada com caiaques ou canoas em águas rápidas, em percursos que variam entre 250 e 300 metros, definidos por "portas", que o canoeiro deve percorrer sem faltas e no menor tempo possível. Pelas regras da modalidade, os canoistas devem passar por 18 a 25 "portas", penduradas por arames suspensos, seguindo a sequência numérica e o sentido indicado nelas – a favor ou contra a corrente. O percurso deve ser percorrido duas vezes (com a soma dos tempos) e penalidades equivalem a um determinado número de pontos.




Canoagem de águas bravas: As águas bravas são uma especialidade da canoagem que exige alguma experiência e um certo domínio do kayak e de algumas técnicas.







 
Manual Técnico: Metodologia do Treino Desportivo, editado pela Federação Portuguesa de Canoagem.


No rio Corgo não são possíveis a prática de todas estas modalidades. No entanto é um rio com grande interesse para iniciação às águas bravas, assim como a prática da canoagem destinada ao turismo e Lazer.

1 comentário:

  1. Boa tarde, qual a canoa mais indicada para este tipo de rios, a titulo de exemplo para uma descida do Rio Sabor???
    Obrigado

    ResponderEliminar