Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 10 de maio de 2011

Canoagem no rio Corgo - Turismo de Aventura


     O rio Corgo é um dos afluentes do rio Douro. Nasce no concelho de Vila Pouca de Aguiar e desagua junto à cidade do Peso da Régua, na margem direita do rio Douro, passando antes por Vila Real e no concelho de Santa Marta de Penaguião.
     A meio do seu trajecto passa pela cidade de Vila Real, onde recebe como afluente o rio Cabril (que tem nascente na Serra do Alvão), além de outros pequenos rios e ribeiros.
Logo abaixo de Vila Real e ao entrar no concelho de Santa Marta de Penaguião, o Corgo tem nas suas margens as vinhas da Região Demarcada do Douro.
Ainda em Vila Real, o Rio tem dois açudes, um para lazer, o complexo do Codessais, com piscinas e praia fluvial, bares e animação nas noites de Verão, e o segundo, a jusante da cidade, com o nome de Terragido, para aproveitamento hidroeléctrico (produção de energia eléctrica) e tratamento de águas e resíduos urbanos.
     O rio Corgo tem durante o seu trajecto entre Vila Real e a Régua a companhia da Linha do Corgo, um caminho-de-ferro de via estreita com automotoras LRV 2000 que não ultrapassam os 30 km hora, e um comboio histórico nos meses de Verão para viagens turísticas, numa viagem de cerca de 50 minutos entre as duas cidades (Régua - Vila Real). Ao longo do trajecto pode admirar-se a magnífica vista do vale do rio, a beleza das vinhas da região demarcada do Douro, além de antigas casas senhoriais das quintas do Douro, tendo ao longe no horizonte a Serra do Marão.


CANOAGEM
            A canoagem é um desporto praticado em pequenos barcos designados por canoas e caiaques, com propulsão a remos. As canoas foram desenvolvidas ao longo de milhares de anos pelos povos nativos da América do Norte.
            Na canoagem existem várias modalidades das quais se destacam o Freestyle, Canoagem Oceânica, Caiaque-Pólo, Canoagem Velocidade, Maratonas, Canoagem Slalom, Canoagem de Águas Bravas.

Turismo / Aventura

     Turismo e aventura é uma especificidade da canoagem que não se enquadra nos padrões de desporto de competição. O objectivo principal desta variação é a aproximação do homem com a natureza favorecendo a compreensão da sua grandiosidade e consequentemente o respeito a mesma, transformando-os em agentes multiplicadores dessa acção. Ao mesmo tempo, na sua prática, não despreza os benefícios gerados pela actividade desportiva, pois nesta modalidade os envolvidos na grande maioria das vezes empregam seus esforços em "passeios" de longa distância que trazem enormes benefícios ao sistema cardio-pulmonar, requerendo dos praticantes que mantenham-se com um bom nível de aptidão física. Isso implica na manutenção de hábitos saudáveis de vida tanto no campo alimentar como em outras actividades físicas complementares que manterão seus níveis de força e capacidade cardio-pulmonar.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário