Número total de visualizações de páginas

sábado, 21 de maio de 2011

Pedestrianismo - Rota Douro - Canelas


No âmbito dos Desportos de Aventura Natureza e Lazer, área que colmata todas as actividades que temos vindo a divulgar e promover, cremos que a área de Pedestrianismo abrange grandes aspectos comuns às várias modalidades. Tendo um papel de grande importância no desenvolvimento socioeconómico assim como a promoção cultural dos locais onde são implementados os percursos pedestres, iremos desenvolver um pouco mais este conceito, apresentando de seguida, e nas futuras publicações, um projecto, desenvolvido por nós (Carlos Ferreira, Maria João Almeida e Vera Pinheiro) e mais dois colegas (João Santos e Vítor Melo),de implementação de um percurso pedestre na cidade de Peso da Régua, a que demos o nome de Rota Douro – Canelas.
Para a realização deste projecto foram consideradas as ofertas em termos turísticos e naturais, destinando este percurso ao viajante que deseja conhecer a região e o seu património natural e construído, que se interessa pelas festas, feiras e romarias, que quer experimentar a gastronomia e os sabores locais, que precisa de se alojar e pernoitar.
Deste modo seguimos à descoberta da maravilhosa cidade do Peso da Régua e do que esta tem para nos oferecer…

A Região 

A região do Douro localiza-se no Nordeste de Portugal, rodeada pelas serras do Marão e Montemuro. A área vitícola ocupa cerca de 40.000 hectares, apesar da região se prolongar por cerca de 250.000 hectares. O rio Douro e os seus afluentes, como, por exemplo, o Tua e o Corgo, correm em vales profundos, e a maior parte das plantações são encaixadas nas bacias hidrográficas dos rios.

  
 Rio Douro - Canelas (Fotografia tirada presentemente por nós, quando nos dirigimos ao local para reconhecimento do percurso)


O Concelho 

O facto de fazer parte de região demarcada do douro por si só já diz um pouco sobre o que é a beleza do concelho do Peso da Régua, aliado a isso, possui também parte do Alto Douro Vinhateiro, região classificada pelo UNESCO como Património da Humanidade onde se faz um dos melhores vinhos do mundo, o Vinho do Porto.
O percurso que nos propusemos a realizar e talvez implantar situa-se na Freguesia de Canelas, no Concelho do Peso da Régua…
O que descobrimos!

Actividades Económicas 

Vitivinicultura, agricultura, comércio, serralharia e construção civil.

Condições Naturais 

As maravilhosas paisagens são um regalo para a vista, onde se podem observar enormes quintas com as vinhas características do Douro, que fornecem as uvas para a produção do Vinho do Porto. 

Fauna 

Neste local do concelho existe variedade de animais, onde se destacam, o ouriço-cacheiro, a doninha, o coelho bravo, o javali, a raposa, a garça-real, o milhafre preto, a cegonha preta, o sapo-parteiro-comum, a rã-ibérica e a rã-verde.

Flora 

No que respeita à flora, a vinha é claramente dominante, existindo também oliveiras a extremar as propriedades. Temos ainda os cedros, sobreiros, azinheiras, e alguns mortórios com mato mediterrânico. 


Gastronomia

No que diz respeito à gastronomia deste concelho destaque vai para o já referido vinho do porto, o arroz no forno com cabrito assado, o leite-creme, as ferreirinhas, os rabelos e os rebuçados da régua.

Mapa do Percurso


Nesta Freguesia podemos ainda explorar o Património Histórico-Cultural desta Região, como a Capela do Espírito Santo, onde no seu interior se encontra o túmulo do General Silveira; a Capela do Santíssimo e a Igreja Matriz, Nossa Senhora das Candeias, onde iniciamos esta caminhada.




Sem comentários:

Enviar um comentário